Pular para o conteúdo
Início » Carta aberta a população

Carta aberta a população

    13 de Junho, Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo

    Em 18 de dezembro de 2014, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução que estabelece 13 de junho como o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo. No dia 04 de agosto de 2022 decreto de lei foi instituído no município Itabira/MG o dia municipal da conscientização sobre albinismo. Essa data tem como objetivo chamar a atenção para que sejam eliminadas todas as formas de violência e preconceito enfrentadas por pessoas com albinismo em todo o mundo, apoiar à causa e a promoção e a proteção de seus direitos.

    Vc já ouviu falar sobre albinismo?

    Albinismo é uma condição genética rara que pode ocorrer com qualquer pessoa, através dos genes recessivos dos pais, ou seja, a pessoa nasce com albinismo.

    Essa condição faz com que a pessoa produza pouca ou nenhuma melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, aos olhos, pêlos, cabelos e protege contra os raios solares. Existem alguns tipos e subtipos de albinismo, sendo os principais: o albinismo oculocutaneo, que atinge a maioria dos indivíduos, fazendo com que os mesmos, geralmente, tenham a pele, os olhos, os pêlos e os cabelos muito claros e o albinismo ocular em que há a falta da pigmentação apenas nos olhos.

    A maioria de nós, pessoas com albinismo, também é pessoa com deficiência, pois temos baixa visão, ou seja, temos dificuldades para enxergar o que está escrito no quadro, em sala de aula, para identificarmos o ônibus e reconhecermos pessoas à distância, entre outras dificuldades no dia a dia.

    No entanto, nós estudamos, trabalhamos, namoramos, nos casamos, viajamos, vivemos como qualquer pessoa, precisamos apenas termos acesso a protetores solares e produtos de proteção solar, no geral, terrmos consultas periódicas com dermatologistas e oftalmologistas, acesso às tecnologias assistivas que amenizem ou suprem as limitações da baixa visão e, principalmente, precisamos do apoio de toda a sociedade para que possamos acabar com a desinformação, o preconceito e a invisibilidade que também nos acometem, pois em um país tão desigual, como o Brasil, nos é negado o acesso aos recursos citados acima, fazendo com que muitos de nós sofram com a baixa escolaridade, a falta de acesso ao mercado de trabalho e, sobretudo, sofram com o câncer de pele.

    Pensando em todas essas questões referentes à luta por direitos, em 2021, foi criado o Coletivo Nacional das Pessoas com Albinismo que, em breve, se tornará a APALBR, Associação das Pessoas com Albinismo no Brasil, formada por adultos com albinismo e pais e responsáveis por crianças, adolescentes ou curatelados com albinismo, em núcleos estaduais em todo o Brasil.

    Portanto, temos três pedidos para você, para que conte para seus amigos e familiares sobre o que está escrito aqui, para que nos ajude a cobrar do poder público a implementação de Políticas Públicas de Atenção aos Direitos das Pessoas com Albinismo e para, caso conheça um adulto com albinismo ou responsável por uma criança ou adolescente com albinismo, diga que estamos o convidando para se unir a nós, para que possamos juntos buscar melhores condições de vida para as pessoas com albinismo de todo país. Contamos com você!

    CNPA- Coletivo Nacional das Pessoas com Albinismo/ APALBR- Associação das Pessoas com Albinismo no Brasil- Núcleo Minas Gerais e GAI – Grupo de Albinos de Itabira

    Contatos:
    Email: contato.apalbr@apalba.org.br e saffreitas@yahoo.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *